Na tarde do dia 10 de maio de 2017, no parque de exposições, Francisco Feio Ribeiro, durante a Expoingá, em Maringá (PR), aconteceu o julgamento de fêmeas, da 10ª Exposição da Nacional do Suffolk. A Grande Campeã foi o animal de identificação 34, tatuagem MRJ 171, da Cabaha MRJ, dos criadores Mário e Rafael Jorge, de Pirapozinho (SP). A Reservada de Grande Campeã ficou com o animal de identificação 40, tatuagen GMF IA 444, da Suffolk GMF, do criador Gustavo Martins Ferreira, de Rubiácea (SP).
O jurado foi o criador inglês e membro da Suffolk Sheep Society do Reino Unido, Geoff Bidulph, disse que aprovou os animais que viu no evento. “Estou muito satisfeito com as fêmeas Suffolk que encontrei nesta exposição. A fêmea campeã mostra bastante feminilidade e os outros animais tem boa conformação. Os criadores brasileiros devem se orgulhar do Suffolk que possuem em suas propriedades. Estão em um bom caminho”, definiu o estrangeiro.
Por outro lado, o criador Rafael Rodrigues Jorge, exaltou a participação do criador inglês no julgamento. “Como a gente cria Suffolk há muito tempo, o resultado de hoje mostra que estamos no caminho certo da nossa seleção, afinal temos uma grande quantidade de animais de linhagem inglesa, o que aumenta a nossa responsabilidade. O senhor Bidulph é um jurado experiente de Suffolk na Inglaterra, conhece muito da raça”, disse o criador.
A 10ª edição da Exposição Nacional do Suffolk aconteceu entre os dias 08 e 13 de maio, durante a Expoingá, em Maringá (PR). O evento contou com a participação de 125 animais, entre 10 criadores do estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e consolidou-se como um dos encontros mais pesados da genética da raça nos últimos anos. A ABCOS conta com o patrocínio da Maxi Nutrição Animal e da Zoetis Saúde Animal.