O livro “Carne Ovina: O ontem, o hoje, o amanhã” foi lançado no último dia 22 de novembro durante o Congresso Internacional sobre Direito do Agronegócio, em Brasília. A publicação traz informações relevantes sobre a produção e o comércio de carne de ovelhas. O objetivo do livro é servir de estudo e estimular o desenvolvimento da produção brasileira, além de buscar mais pessoas ou entidades para este segmento.
A publicação possui capítulos com as ações de entidades ligadas ao segmento para promover o crescimento desta atividade, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que destacou a sua formação enquanto sistema representativo dos produtores, bem como as principais ações da sua Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos em favor da ovinocaprinocultura brasileira.
De autoria do engenheiro agrônomo André Sorio, do escritor e fotógrafo Luiz Alfredo Guimarães e do advogado Wilfrido Augusto Marques, o livro traz, ainda, estudos de caso sobre a ovinocultura no Brasil, a partir de pesquisas e visitas dos três autores a propriedades e indústrias.
Embora seja uma atividade com potencial de crescimento no país – o Brasil é o maior produtor do continente americano e o segundo maior consumidor -, especialistas deste segmento avaliam que há muito a ser feito para que a carne ovina possa fazer parte do cardápio das famílias brasileiras.
O consumo desta carne no Brasil é de aproximadamente 90 mil toneladas anuais e o consumo per capta é de apenas 500 gramas, muito abaixo dos vizinhos Argentina e Uruguai, de mais de três quilos por habitante/ano.