O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou no último dia 5 julho, o projeto de lei que perdoa dívidas do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), de pequenos agricultores do Estado. O projeto retira os juros, a multa e traz uma redução importante para regularizar a situação do pequeno agricultor e dos assentamentos.
“Estamos reduzindo por lei R$ 64 milhões do Feap de multa de juros e acréscimos. Esperamos também receber R$ 23 milhões dos regularizados. Com isso, os agricultores passam a ter acesso ao crédito do Feap, que tem juros de 3% ao ano, ou seja, juro negativo, já que a inflação é de 6%. E ainda, se pagar o financiamento à vista, os novos financiamentos reduzem para 2,25% de juros ao ano”, explicou o governador.
Para aderir à regularização, o produtor deverá pagar 10% do valor da dívida, ou seja, o valor que pegou por ocasião do crédito, somente com correção monetária, sem os juros contratuais e de inadimplência.
Os mutuários que estão endividados ficam impedidos de operar com linhas de financiamento de crédito rural tanto do Feap como outros, devido às restrições cadastrais. Ou seja, quando regularizados, podem voltar a obter recursos para a gestão dos seus negócios.
“É um importante estímulo à pequena agricultura, à agricultura familiar e aos assentamentos, para que eles possam produzir e melhorar sua renda e produtividade”, finalizou.
Clique aqui e leia a matéria que fizemos sobre o FEAP.