A 10ª Exposição Nacional da Raça Suffolk acontecerá entre os dias 08 e 13 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR), durante a Expoingá 2018. As inscrições já estão abertas no site da ARCO e são aguardados mais de 100 animais da raça. O jurado do Suffolk na Expoingá será feito pelo criador inglês e membro da Suffolk Sheep Society do Reino Unido, Geoff Bidulph.
Criador de Suffolk desde os 16 anos de idade, Mr. Bidulph se diz um apaixonado pelo Suffolk e pretende encontrar no Brasil animais de boa qualidade. O inglês também se mostrou bastante interessado pelo rebanho de Suffolk brasileiro e se colocou à disposição para auxiliar os criadores do Brasil a atingir os melhores resultados na produção de carne de cordeiro com qualidade e ganhos financeiros. Confira a seguir a rápida entrevista com ele.
É a primeira vez que o senhor vem ao Brasil?
Sim, será minha primeira vez no Brasil e estou muito ansioso pela minha viagem. Agradeço sinceramente por me convidarem para fazer o julgamento da Exposição Nacional do Suffolk este ano. Será um grande privilégio. Eu tenho criado ovelhas Suffolk desde que eu tinha 16 anos e sou apaixonado pela raça.
Qual a sua expectativa em relação aos animais brasileiros?
Tenho certeza que os criadores brasileiros são tão orgulhosos de seus animais como em qualquer outro lugar do mundo e têm ovelhas de qualidade bem apresentadas em condições ideais.
Quais informações você tem sobre o Suffolk no Brasil?
Minhas informações sobre os Suffolk no Brasil vêm principalmente de conversas com Michael Weaver e de dois criadores brasileiros que visitam nossa fazenda. Além de fotos e informações encontradas site da ABCOS. Eu entendo que os Suffolks no Brasil são descendentes dos tipos americano e neozelandês, sendo a genética britânica uma adição mais recente. Tivemos a sorte de ter quatro carneiros selecionados para exportação de sêmen para o Brasil, o que acredito terem sido bem sucedidos. Também vi dois outros carneiros de exportação de sêmen no centro de IA, o que é muito bom.
Quais são as principais características que destacam a raça Suffolk?
Os Suffolks são conhecidos por produzir cordeiros de rápido crescimento, principalmente fora de forragem, se de raça pura ou quando cruzados com qualquer outra raça. Os cruzamentos com Suffolk também são muito populares e em grande demanda, como eles têm leite em abundância para produzir cordeiros de qualidade. Também tem a capacidade do cordeiro ter um sabor e maciez inigualáveis.
O Brasil já possuía um grande número de ovelhas Suffolk, mas de origem americana. Atualmente, a linha inglesa está crescendo. Que conselho você daria para esses índices crescerem?
Expor nos eventos como essa Nacional é um ótimo lugar para anunciar o seu rebanho, mas lembre-se sempre que, quando se esforça para ter o animal perfeito para as exposições não se deve ignorar as características comerciais importantes de prolificidade, leite, taxa de crescimento e qualidade de carcaça. Nós, criadores ingleses, ficaremos felizes em ajudar a atingir suas metas para levar a raça adiante no Brasil.
Você está do outro lado do oceano. Qual a percepção da indústria de ovinos no Brasil, especialmente a raça Suffolk?
Vivendo aqui no Reino Unido temos percepções limitadas da vastidão do Brasil, da estrutura de sua indústria de ovinos e da enorme variação em seu clima e topografia. No entanto, estamos confiantes de que a raça Suffolk é capaz de ter um futuro brilhante com a ABCOS. Eles se tornaram muito adaptáveis a todas as áreas do Reino Unido e também em todo o mundo. Eu tenho certeza que eles farão uma grande contribuição para a criação de ovelhas no Brasil.
O Leilão Elite Suffolk será realizado no dia 11 de maio, a partir das 19 horas, com transmissão pela MF Rural e a projeção é de boas vendas, a exemplo da Expointer do ano passado que vendeu mais de R$ 150 mil, o melhor desempenho entre as raças ovinas do evento. Até o momento, a ABCOS conta com o patrocínio da MAXI – Nutrição Animal e mais empresas estão sendo procuradas para patrocinar a Nacional do Suffolk e a participação do Suffolk na Expointer 2018.
Programação
03 a 08 de maio: Entrada dos animais
05 a 09 de maio: Admissão
10 de maio: Julgamento
11 de maio: Julgamento
11 de maio (noite): Leilão Elite Suffolk
13 de maio: Saída dos animais