A Associação Santanense de Criadores de Ovinos deve ser criada nos próximos meses. Uma reunião realizada na sede da Associação e Sindicato Rural de Livramento formou uma comissão provisória encarregada de estruturar as bases da nova Associação. A cidade também deve tornar-se Capital Nacional da Ovinocultura, por meio de um projeto que tramita no Congresso Nacional.
“Nossa intenção, mais do que apoiar essa iniciativa, o que já fazemos, é a parceria institucional, até mesmo na gestão de projetos conjuntos, perspectiva de carrear recursos para repasse à associação em ações, atividades e programas de desenvolvimento da ovinocultura, mas, fundamentalmente, já pensamos em repassar a administração da Casa da Ovelha à Associação, tão logo a mesma esteja devidamente estruturada e com a documentação necessária para atuar”, afirmou o presidente da Rural, Luiz Cláudio Andrade.
São 20 criadores que estão já trabalhando no sentido de viabilizar a implantação da entidade associativa, que congregará todas as raças e terá função institucional, atuando junto com o Sindicato Rural de Livramento. A fase de trabalho atual é de análise documental e formatação estatutária, tendo como base a estrutura desenvolvida pela Associação e Sindicato Rural de Bagé (ABACO).