No último dia 22 de novembro, por meio da Assembleia Geral Extraordinária, os associados da ARCO aprovaram a nova redação do Estatuto Associativo da entidade. A principal e mais importante reforma proposta diz respeito às eleições para diretoria da ARCO que, a partir da aprovação do novo Estatuto passa a ser válida também de forma on-line.
A realização de eleições on-line era uma demanda antiga dos associados, principalmente dos estados do norte e nordeste que são os mais afastados geograficamente da sede da ARCO. “Tínhamos esse compromisso quando assumimos a direção em 2019 e estamos cumprindo”, salienta o presidente da ARCO, Edemundo Gressler.
Outro ponto importante debatido e aprovado diz respeito ao período de reeleição para o cargo de presidente que agora só pode ser por mais um único período consecutivo de três anos.
A reforma do estatuto foi feita durante a pandemia por uma equipe de membros da diretoria executiva e assessoria jurídica e havia muita expectativa em relação a sua aprovação para que contemplasse os anseios dos associados e também da própria entidade. A assembleia também aconteceu de forma híbrida (presencial e virtual).