O presidente da ABCOS, Vinício Bastos, faz uma análise da participação do Suffolk na Expointer 2018, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto, em Esteio (RS). De acordo com o mandatário, o evento está dentro da expectativa no número de animais inscritos, exatamente 86 ovinos, mas destaca a qualidade dos animais que foram à para pista, bem como as vendas, que entre o leilão e a vendas nas baias superou a marcado do R$ 100 mil.
“Eu, assim como acredito que o criador de Suffolk no Brasil, está muito satisfeito com mais uma edição da Expointer, que neste ano completa sua 41ª edição. Nós tivemos um número expressivo de animais, sabemos que podemos ter mais no próximo ano, mas em um período de tanta crise, reunir quase 100 animais é motivo de orgulho para todos nós. Porém, a qualidade dos animais em pista foi excelente – compactos, carniceiros, próximos ao chão, o que mostra que os criadores tem seguido o novo padrão do Suffolk Brasil”, afirmou Bastos.
“Outro destaque importante foram as vendas. Além do excelente leilão, as vendas prosseguiram até o último dia da Expointer. Quem trouxe animais para vender, certamente encontrou compradores. A cada ano que passa temos observado o crescimento nas vendas, seja de borregos ou borregas da raça Suffolk. Isso reflete a importância do Suffolk no mercado da produção de carne de cordeiro. Isto é, o Suffolk deve se tornar cada vez mais uma raça que intensifique a qualidade e a produção da carne de cordeiro no Brasil”, projetou o presidente.
A Expointer 2018 contou com 709 ovinos inscritos, sendo 86 Suffolk, a raça que tem se tornado um dos principais atrativos do evento para criadores e outros interessados na produção de cordeiro de qualidade. Neste ano, a ABCOS tem o patrocínio da Maxi Nutrição Animal, Zoetis Saúde Animal e da Concessionária de veículo Florauto.