Na tarde do dia 27 de agosto, na Expointer 2018, em Esteio (RS), foi definido a Grande Campeão Suffolk: o animal Box 548 (FAZENDA DESCANSO IA 813), a Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra (RS), do criador João Augusto Botelho do Nascimento. O Reservado de Grande Campeão ficou com o animal Box 542 (MINUANO VB 123), da Cabanha Minuano, de Júlio de Castilhos (RS), dos criadores Celmis Bastos e Vinício Bastos.
“O Grande Campeão é um animal que mostra exatamente qual é novo biotipo do Suffolk Brasil. Um animal muito carniceiro, compacto, próximo ao chão, boa profundidade, bom arqueamento de costela, pernil exuberante, um animal belíssimo. A raça está no caminho certo, com cada vez mais animais com esse biotipo. Agora é o produzir cordeiro Brasil a fora”, ressaltou Nascimento.
“Há muitos anos nós temos trabalhado duro na nossa pequena propriedade para produzir cordeiros de qualidade, alinhados ao novo biotipo do Suffolk Brasil. A cada ano que passa nós temos observado pista cada vez mais parelhas e pesada, com animais de altíssima quailidade. Então, este prêmio me deixa muito feliz e coroa um trabalho sério com o Suffolk”, afirmou Bastos.
Este ano o Suffolk teve um julgamento pontuado, com três jurados de destaque nacional: Clairton Marques, Rafael Rodrigues Jorge e Galdino Garcia Dias. As notas de cada um puderam ser acompanhadas por meio de um quadro na pista de julgamento. O terceiro prêmio ficou com o animal Box 535 (DO CONTESTADO 660A), da Cabanha Flor do Pago, de Irani (SC). O quarto melhor prêmio foi o Box 544 (DO CONTESTADO 587A), da Cabanha Flor do Pago, de Irani (SC). O resultado completo da classificação do Suffolk na Expointer 2018 você pode conferir aqui.
A Expointer 2018 contou com 709 ovinos inscritos, sendo 86 Suffolk, a raça que tem se tornado um dos principais atrativos do evento para criadores e outros interessados na produção de cordeiro de qualidade. Neste ano, a ABCOS tem o patrocínio da Maxi Nutrição Animal, Zoetis Saúde Animal e da Concessionária de veículo Florauto.