A Expoingá, em Maringá (PR), entre os dias 08 e 13 de maio, recebeu a 10ª Exposição Nacional do Suffolk. O evento contou com a participação de 125 animais, entre 10 criadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, registrando o maior número de animais inscritos em uma Nacional da raça. O presidente da ABCOS, Vinício Bastos, classificou o evento como bastante satisfatório e projeta a raça cada vez mais forte.
“Os criadores de Suffolk estão cada vez mais empenhados em selecionar animais cada vez mais eficientes e modernos para a produção de carne de cordeiro de qualidade. Os carneiros são de linhagem inglesa e adaptada às condições tropicais do Brasil. Portanto, é questão de tempo para que o Suffolk chegue com muita força ao rebanho comercial, contribuindo muito para a ovinocultura brasileira”, destacou o mandatário.
“O senhor Geoff Bidulph fez um excelente trabalho. Ele é um experiente criador inglês, membro da Suffolk Sheep Society do Reino Unido e pôde conferir que o Suffolk de hoje no Brasil é um animal é linhagem inglesa, ou seja, um animal compacto, mais baixo e com muita massa muscular, que produz cordeiros de altíssima qualidade, como são vistos na Europa, mas que estão de adaptando aos campos de manejo do Brasil”, pontou.
O Leilão Nacional Suffolk somou mais de R$ 50 mil e mais animais foram vendidos nas baias. Neste ano, a ABCOS conta com o patrocínio da Maxi Nutrição Animal e da Zoetis Saúde Animal. A Nacional do Suffolk também contou com o apoio dos organizadores da Expoingá, Associação Paranaense de Criadores de Ovinos, Sociedade Rural do Paraná, Sociedade Rural de Maringá, Núcleo de Criação de Ovinos da Região de Maringá e Expoingá.