Entre os dias 08 e 13 de maio, no parque de exposições, Francisco Feio Ribeiro, durante a Expoingá, em Maringá (PR), aconteceu a 10ª Exposição Nacional do Suffolk. O evento era um dos mais aguardados da ovinocultura brasileira e contou com a participação de 125 animais, entre 10 criadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, registrando o maior número de animais inscritos em uma Nacional da raça, que consolidou-se como um dos encontros mais pesados da genética da raça nos últimos anos.
O Grande Campeão foi o animal de identificação 83, tatuagem GMF 453, da Suffolk GMF, do criador Gustavo Martins Ferreira, de Rubiácea (SP). O Reservado de Grande Campeão ficou com o animal de identificação 59, tatuagem Fazenda Descanso 813, da Fazenda Descanso, do criador João Augusto Botelho do Nascimento, de São Martinho da Serra (RS).
“Tivemos uma Nacional com uma grande quantidade de animais de boa qualidade. Eu fiquei muito satisfeito de ser o melhor criador e expositor desta Nacional e de ter feito o Grande Campeão e Reservada de Grande Campeã. É muito gratificante pra mim, por causa dos vários anos de seleção intensiva, que foi feita no meu rebanho e conseguir alcançar esse grau de qualidade, como consegui mostrar nessa exposição”” afirmou Martins Ferreira.
A Grande Campeã foi o animal de identificação 34, tatuagem MRJ 171, da Cabanha MRJ, dos criadores Mário e Rafael Jorge, de Pirapozinho (SP). A Reservada de Grande Campeã ficou com o animal de identificação 40, tatuagen GMF IA 444, da Suffolk GMF, do criador Gustavo Martins Ferreira, de Rubiácea (SP).
“A gente cria Suffolk há muito tempo, o resultado de hoje mostra que estamos no caminho certo da nossa seleção, afinal temos uma grande quantidade de animais de linhagem inglesa, o que aumenta a nossa responsabilidade. O senhor Bidulph é um jurado experiente de Suffolk na Inglaterra, conhece muito da raça”, disse Jorge.
O jurado foi o criador inglês e membro da Suffolk Sheep Society do Reino Unido, Geoff Bidulph, disse que aprovou os animais que viu no evento. “Eu estou bastante satisfeito com os animais que encontrei no Brasil. O Suffolk por aqui está em um ótimo caminho. As machos apresentam muita força e boa pureza racial e as fêmeas tem muita capacidade para gerar cordeiros. Os criadores brasileiros deve ser orgulhar nos animais que estão criando. Estão todos de parabéns pelo evento”, defendeu o estrangeiro.
O presidente da ABCOS, Vinício Bastos, que viajou 900km de Júlio de Castilhos (RS) para Maringá, ressaltou o envolvimento dos criadores e a qualidade genética apresentada durante o evento. “Os criadores de Suffolk estão cada vez mais empenhados em selecionar animais cada vez mais eficientes e modernos para a produção de carne de cordeiro de qualidade. Os carneiros são de linhagem inglesa e adaptados às condições tropicais do Brasil. Portanto, é questão de tempo para que o Suffolk chegue com muita força ao rebanho comercial, contribuindo muito para a ovinocultura brasileira”, destacou.
O Leilão Nacional Suffolk somou mais de R$ 50 mil e mais animais foram vendidos nas baias. Neste ano, A ABCOS conta com o patrocínio da Maxi Nutrição Animal e da Zoetis Saúde Animal. A Nacional do Suffolk também contou com o apoio dos organizadores da Expoingá, Associação Paranaense de Criadores de Ovinos, Sociedade Rural do Paraná, Sociedade Rural de Maringá, Núcleo de Criação de Ovinos da Região de Maringá e Expoingá.